Imprimir
Categoria: Edições Anteriores
Acessos: 2318

O Espaço Literário, reservado para os autores que participam presencialmente desta edição da Feira, recebeu na noite desta quinta-feira (29) a patrona da 42ª Feira do Livro da FURG, escritora Glecy Therezinha Freitas Andrade. Com mediação do também escritor e patrono da 40ª Feira do Livro, Marcos Costa Filho, a patrona compartilhou experiências de vida que encaminharam a paixão pela escrita. Natural de passo Fundo, Glecy Andrade vive em Rio Grande há 55 anos e, segundo ela, essa trajetória foi fundamental para o desenvolvimento de suas atividades.

“Aqui tudo é tão diferente. Cheguei para formar a minha família e acabei me encantando com a cidade. Iniciei pelo magistério e segui trabalhando com iniciativas sociais. Como poetisa, desde criança sempre me senti muito feliz criando canções com meus brinquedos. E a escola funcionou como provocação, por meio do contato com a obra de poetas brasileiros. Assim, quando vem a inspiração, a idéia, eu já logo passo para o papel. A Literatura pra mim é isso, bater com o outro, trocar, é perceber o retorno que o público traz. Isso é motivador”, disse.

Durante o bate-papo, o mediador Marcos Costa Filho fez um relato cronológico das obras lançadas pela patrona em diversas edições da Feira, bem como das histórias que inspiraram os textos. Sobre o convite para ser patrona desta Feira, a escritora finalizou: “Em minha vida tem sido assim, a realidade se antecipa ao sonho. E eu sou muito grata por receber essa homenagem”. Logo após o término da conversa, houve a sessão de autógrafos da patrona com a obra “Dançar faz bem”, que conta a história do Grupo de dança Baila Cassino, do qual participa há sete anos.